João Matias, Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua faz parte da convocatória para os Jogos Olímpicos Paris 2024

May 12, 2024

João Matias, corredor da equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, alcançou um feito notável ao ser pré-selecionado para os Jogos Olímpicos de 2024, a realizar em Paris, pela Seleção Nacional de Pista.

A lista dos pré- convocados conta com Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Após dois anos de dedicação incansável da Seleção Nacional de Pista, Portugal conseguiu o tão almejado apuramento olímpico. Através de uma combinação de talento natural e uma ética de trabalho inigualável, Portugal solidificou o seu lugar entre os atletas de elite do ciclismo de pista.

A qualificação Olímpica compreendeu dois anos de muito trabalho, onde João Matias foi um dos protagonistas do sonho olímpico para a Seleção Nacional de Pista, o atleta natural de Barcelos competiu pela seleção em 4 ocasiões. Na disciplina de OMNIUM conquistou a nona posição no Campeonato da Europa de Pista, foi 7 classificado na Taça das Nações de Jakarta, infelizmente na Taça das Nações do Cairo não conseguiu o apuramento para a final, por último, na vertente de Madison consegui o quatro lugar na Taça das Nações de Hong Kong (dupla com Iúri Leitão).

O atleta da Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua falou sobre esta caminhada até ao Apuramento Olímpico e o que significa estar na lista de pré-convocados.

Como descreves o processo que levou ao apuramento Olímpico?

João Matias: “Depois de falharmos o apuramento para os Jogos de Tóquio 2020 (no âmbito masculino) encarámos este ciclo olímpico de Paris 2024 com muita determinação e com muita mais solidez. Não tivemos tantos azares e tivemos um grupo que trabalhou todo em prol do mesmo objetivo. Quanto a mim, pessoalmente, senti-me mais forte e com mais maturidade pelo trabalho também que fiz para me encontrar bem. A mononucleose que passei dificultou-me um pouco nesta reta final mas penso que consegui dar a volta por cima.”


Qual a melhor memória que levas deste apuramento?

João Matias: “ Todo o trajeto teve momentos especiais mas pessoalmente penso que a forma com que fui à Taça das Nações em Hong Kong demonstrou que estou pronto para o que me for proposto. Aquele quarto lugar foi com sabor agridoce porque estivemos tão perto do pódio numa prova a quase 60 km/h de velocidade média e isso deixou-me feliz. Acima de tudo o clima que temos como grupo é o mais bonito que há nesta caminhada.”

Qual a sensação de estar pré convocado para os Jogos Olímpicos e o que significa para ti?

João Matias: “ Poder estar presente nos Jogos Olímpicos penso que seria o objetivo mais bonito a ser concretizado na minha carreira! É muito mais que só a modalidade de Ciclismo, é o Desporto acima de tudo, a Alta Competição, onde estão os melhores atletas do mundo de todas as modalidades e algo que sempre me fascinou. Sou uma pessoa da área do Desporto, licenciado em Educação Física e Desporto Escolar e os valores do olimpismo sempre me criaram ansiedade e poder fazer esta caminhada e está pré-convocado só me pode deixar com o sentimento de felicidade e de dever cumprido comigo próprio!”

Parabéns João Matias por este feito, aguardamos a lista final para os Jogos Olímpicos Paris 2024 que irão se realizar de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

Imagens

Sponsors

Logo
Logo
Logo