Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua termina a Volta a Portugal do Futuro com um balanço positivo
May 27, 2024
Rafael Barbas e Andres Taboada terminam a sua primeira 31.ª Volta a Portugal do Futuro/4.º Grande Prémio CMTV pela estrutura Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua com um balanço positivo depois de 4 dias na estrada.
A última etapa 31.ª Volta a Portugal do Futuro/4.º Grande Prémio compreendia 150,8 quilómetros, com partida em Figueiró dos Vinhos, viu a primeira fuga surgir cedo, com um grupo de cinco ciclistas a distanciar-se do pelotão. Contudo, após 20 quilómetros, o pelotão já se encontrava novamente compacto. Poucos quilómetros depois uma nova ação por parte de dois corredores conseguiu vingar obtendo rapidamente uma vantagem superior a um minuto.
Após diversas tentativas de contra-ataque, novamente um duo conseguiu alcançar a liderança da corrida. O grupo de quatro fugitivos manteve-se na frente até ao quilómetro 137, perdendo uma unidade, os restantes três corredores conseguiram chegar isolados à meta e disputaram a vitória da etapa entre si.
João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), foi mais rápido na chegada a Caldas da Rainha. A equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua passou um dia calmo no pelotão, não obstante Rafael Barbas chegou integrado no segundo grupo terminando a etapa na 27ª posição a 1 minuto de vencedor, logo seguido por Andres Taboada que terminou na 31ª posição.
A equipa Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua faz um balanço positivo desta prova, onde os atletas do escalão Sub-23 tiveram a oportunidade de correr apenas no seu escalão, ganhar experiência e mostrar as cores da equipa, realçando a importância da formação e da aposta nos mais jovens. Rafael Barbas na 3ª etapa com chegada a Pombal, conseguiu integrar a fuga que vingou terminando na 4ª posição nessa mesma etapa. Já Andres Taboada com a sua prestação constante ao longo das etapas conseguiu carimbar um Top-25 na classificação geral.
Andres Taboada declara que: “Terminei esta corrida muito contente, sabíamos que não íamos estar na melhor forma devido a problemas de saúde que afetam a minha condição e preparação para esta prova, mas mesmo assim absorvi tudo e aprendi muito nestes dias. O Rafael (Barbas) conseguiu estar presente numa fuga, tentei entrar mas não consegui, não obstante mantive uma boa posição na geral (23ª posição), foi uma corrida muito dura, especialmente nos últimos dois dias, mas aguentamos muito bem. Estou muito contente e estou ansioso por preparar o resto da época.”
Rafael Barbas declara que: “ Foram 4 dias bem passados, as sensações no geral foram boas e só tenho de estar feliz por isso. Ambicionávamos mais, mas não corremos sozinhos e os adversários também têm sempre uma palavra a dizer. No final saio com um 4º lugar na 3 ª etapa, que soube a pouco e a muito ao mesmo tempo, mas o ciclismo é mesmo assim. No geral foram dias de muita aprendizagem e boas memórias, para a vida, junto de toda a equipa.”
4.ª ETAPA:
Figueiró dos Vinhos - Caldas da Rainha: 150,8 Km
CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA
1.º João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 3h42m47s
27.º Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m00
31.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m12s
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Luca Bagnara (Team Polti Kometa), 14h16m55s
23.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 11m05s
34.º Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 19m14s