4 dias de emoção para a Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua no GP O Douro
June 6, 2024
O Grande Prémio Douro Internacional está de volta à estrada. A equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua irá alinhar no dia 7 de junho para 4 dias de competição pelas belas paisagens do Douro ao longo de 588,7 quilometros.
A prova irá contar com 16 equipas, a equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua irá alinhar com 6 corredores: Leangel Linarez; Andrés Taboada; Bruno Silva; Nicolas Saenz; Gonçalo Carvalho e João Matias.
Esta será a quarta edição da prova nacional que irá decorrer entre 7 e 10 de junho. A primeira etapa terá início em Termas das Caldas de Aregos em direção a São Martinho de Mouros, depois de 141,5 quilómetros, contando com a subida ao alto de São Cristóvão, prémio de montanha de primeira categoria.
A segunda etapa não irá dar tréguas, sendo mais um dia desafiantes ao longo de 147,2 quilómetros a começar em Santa Marta de Penaguião, etapa marcada por três contagens de montanha, Santa Marinha (2.ª categoria) e do Alto do Cavalo (3.ª categoria), destaca-se o final duro, com um prémio de montanha de primeira categoria na chegada a Carrazeda de Ansiães.
A terceira etapa, “etapa rainha”, irá ligar Tabuaço e Armamar numa tirada de 129,6 quilômetros, contando com uma montanha de primeira categoria na Desejosa e a de segunda na Vila de Fontelo, e para fechar o dia na chegada a Armamar um prémio de montanha de primeira categoria.
O último dia conta com a etapa mais longa, no dia 10 de junho, com início e final na Avenida Alfredo Sousa, em Lamego, compreende 170,4 quilómetros, a última etapa poderá ser a única oportunidade para um chegada ao sprint, depois de um constante sobe e desce.
Em 2022, a equipa conseguiu vestir a camisola amarela, após a primeira etapa com chegada a Tabuaço onde Bruno Silva foi vitorioso e ganhou tempo para os restantes adversários.
Gustavo Veloso, diretor desportivo declara que: “Esta semana inicia o Grande Prémio O Douro, vamos alinhar com 6 atletas, devido a diferentes circunstâncias que limitam um pouco a equipa. Não obstante os objetivos não mudam e vamos alinhar com a intenção de dar o melhor e dignificar os nossos patrocinadores. Vamos tentar lutar por uma das classificações secundárias e tentar vencer uma etapa, mais importante passa por tentarmos ser protagonistas e dar garra à corrida.”